Leia também: Agência Einstein- Saiba os benefícios do alongamento e como praticar do jeito certo
O site do Podcast Cafezinho com William Lourenço traz agora, em seu Cafezinho Expresso, um resumo das notícias mais importantes deste fim de semana.
Em Saloá
Ao menos 17 pessoas morreram em um grave acidente ocorrido na noite desta sexta-feira na BR-423, no trecho da Serra dos Ventos, entre Saloá e Paranatama, no agreste de Pernambuco. O ônibus transportava comerciantes de Brumado, cidade localizada na Bahia, para Santa Cruz do Capibaribe, onde iriam fazer compras no Polo de Confecções do Agreste. Na volta para casa, o veículo acabou tombando em um trecho de curva bastante acentuada da rodovia. As autoridades trabalham com a hipótese de que o motorista pode ter perdido o controle por alguma falha mecânica, entrado na contramão e colidido com um barranco antes de tombar.
Os mortos eram dos estados da Bahia e de Minas Gerais. Todos os corpos serão levados ao Instituto Médico Legal do Recife para facilitar o reconhecimento das vítimas por parte de seus familiares.
Até o momento, foi informado que onze pessoas ficaram feridas gravemente. O motorista, que não se feriu, disse que a parte mecânica do ônibus estava toda em ordem e que, por conta do acidente, estava cogitando parar de trabalhar na área. Contudo, segundo o portal Estradas.com.br, o licenciamento estava vencido e haviam 16 multas em aberto, todas por excesso de velocidade, somando mais de R$ 4,3 mil. A Polícia Rodoviária Federal disse que o ônibus era de fretamento para viagens pontuais e que a documentação recolhida com o motorista estava em dia perante a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, a qual a Polícia Civil é subordinada, disse que, no momento do acidente, o ônibus estava com mais pessoas do que o que estava declarado na lista de passageiros, mas que ele não estava completamente lotado.
Os governos dos estados de Pernambuco e da Bahia seguem em constante contato para prestar apoio aos familiares e facilitar os trâmites do traslado das vítimas.
No SISAR Moxotó
Após a divulgação da informação de que o Governo do Estado decidiu intervir na administração regional do Sistema Integrado de Saneamento Rural, Regiane dos Santos informou que renunciou ao cargo de Presidente do órgão após quase cinco anos.
Em nota publicada em suas redes sociais, Regiane disse que entregou sua carta de renúncia ao Conselho de Administração do SISAR Moxotó "por motivos pessoais e morais" nesta sexta-feira, desejando que a instituição "siga com a garra e o querer de chegar com melhores condições de vida para seu povo". Abaixo, a íntegra da nota:
A Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco precisou intervir na administração do SISAR Moxotó por 60 dias após receber diversas denúncias de irregularidades na gestão. A recente recondução de Regiane dos Santos à Presidência do SISAR Moxotó, aliás, é questionada em um processo movido contra ela na 2ª Vara Cível da Comarca de Arcoverde.
Na Câmara de Vereadores de Arcoverde
Será instaurada, nos próximos dias, uma Comissão Prévia para apurar a denúncia protocolada por um empresário contra o vereador Claudelino Costa (PSB), vice-presidente da casa legislativa no município do Sertão. Ao menos, foi isso que garantiu seu Presidente, Luciano Pacheco, em nota à imprensa divulgada nesta sexta-feira.
Claudelino foi acusado de utilizar cargos em comissão da Câmara para quitar uma dívida pessoal que tinha com o empresário. O Portal Dárcio Rabêlo divulgou o documento com um pedido de cassação do seu mandato e um vídeo que corroboraria as acusações na segunda-feira e, a partir daí, o caso ganhou destaque na região.
A nota da Câmara assegura que a Comissão Prévia a ser instaurada "atuará com máxima transparência, assegurando a ampla defesa e o contraditório, e buscando sempre a verdade real".