 |
Dilson de Souza Santos tinha 69 anos, não resistiu a um infarto fulminante e teve seu falecimento confirmado na tarde deste sábado. Médico de formação, teve também passagens como secretário de Saúde, vereador, vice-prefeito e prefeito no município do agreste pernambucano. Prefeitura decretou luto oficial de três dias (Foto: Reprodução/ Redes Sociais) |
Faleceu na tarde deste sábado o médico e político Dilson de Souza Santos, conhecido como Dr. Dilson, em Buíque, no agreste de Pernambuco. Ele tinha 69 anos e não resistiu a um infarto fulminante.
Formado em Medicina pela Universidade de Pernambuco, trabalhou tanto em seu consultório particular quanto na Maternidade Alcides Cursino.
Na política, foi vice-prefeito de Buíque duas vezes (de 1989 a 1992 e de 2017 a 2020) em chapas compostas com Arquimedes Valença. Entre 1993 e 1996, foi prefeito do município tendo Zé Camelo como seu vice. De 2001 a 2008, foi vereador. Chegou ainda a ser secretário municipal de Saúde. Ele era casado com a professora Rose Mary e teve três filhos.
A notícia de seu falecimento pegou a todos de surpresa em Buíque, das autoridades aos cidadãos comuns.
O engenheiro Jobson Camelo, que foi candidato a Prefeito de Buíque na última eleição, lembrou em publicação nas redes sociais do apoio recebido de Dr. Dilson em sua campanha e destacou sua trajetória como figura pública dentro do município:
"Nosso doutor partiu. Vai com Deus, Dr. Dilson. À esposa, Rose Santos, e aos seus filhos, meu mais profundo sentimento. Ser humano ímpar, Dr. Dilson era querido por toda população. Homem de fibra e fiel. Com tristeza, dou adeus ao meu amigo Dr. Dilson Santos. "Disse Jesus, eu sou a ressurreição e a vida, aquele que crer em mim, ainda que esteja morto, viverá".
Dilson de Souza Santos foi médico, pai, marido e amigo estimado. Ingressou em Buíque para se tornar médico e pessoa pública. Em 1988, tornou-se vice-prefeito de Buíque, compondo chapa com o ex-prefeito Arquimedes Valença. Em 1992, formando chapa com meu pai Zé Camêlo, tornou-se prefeito, com mandato entre os anos de 1993 a 1996. Em 2000, ainda seguindo carreira na política, Dr. Dilson Santos foi eleito vereador do município, sendo reeleito em 2004. Em 2016, Dr. Dilson, com o respeito conquistado ao longo dos anos como médico, formou novamente chapa com o ex-prefeito Arquimedes, saindo vitorioso para seu segundo mandato como vice-prefeito. Em 2024, o convidei para compor chapa, porém, por motivos de saúde de seus pais, nosso Dr. Dilson declinou. De todo modo, nos ajudou de forma implacável até o fim. A exatamente duas semanas nos encontramos e, como sempre, falei de minha admiração pelo seu trabalho e humanidade. Vai com Deus, meu amigo. Agora contemple a face de Deus e peça a Ele por nós".
"É com imensa tristeza que recebo a notícia do falecimento do ex-vice-prefeito de Buíque, Dr. Dilson. Seu legado de trabalho e compromisso com nosso povo permanecerá vivo na história do nosso município. Neste momento de dor, externo meus mais sinceros sentimentos a toda a família, amigos e à população buiquense. Que Deus conceda conforto e paz a todos.”
A Prefeitura de Buíque decretou luto oficial de três dias. Por conta disso, alguns eventos festivos que haviam sido programados para a manhã desta segunda-feira, dia do aniversário de 171 anos do município, foram cancelados em respeito à memória de Dr. Dilson. As bandeiras ficarão hasteadas a meio mastro.
"E venho hoje, com profunda tristeza, prestar minha última homenagem a um homem que fez parte da história de Buíque e da minha historia. Foi meu vice-prefeito por duas vezes, apoiei seu nome para Prefeito em 1992, mas além dos cargos Dr. Dilson prestou grandes serviços para a população de Buíque, foi um médico exemplar. Hoje Buíque perdeu uma grande figura pública e um grande amigo. Minhas sinceras condolências à sua esposa, Dona Rose, seus filhos e toda sua família de sangue e a família de Buíque que ele adotou consigo.
Que Deus o receba em seus braços e que conforte o coração dos que ficaram".
Os sócios administradores do Podcast Cafezinho, os jornalistas William Lourenço e João Gabriel Silva, se solidarizam e externam suas condolências aos familiares e amigos.
O velório de Dr. Dilson ocorrerá na Câmara de Vereadores de Buíque, a partir das 10 da noite deste sábado. Seu corpo será levado ao Cemitério Morada da Paz, em Paulista, às 2 da tarde de amanhã. A cremação ocorrerá às 6 da tarde em uma cerimônia restrita à família.