Leia também: Agência Einstein- Casos de câncer de pele em idosos dispararam nas últimas três décadas
O Conselho Federal de Administração (CFA) divulgou os resultados do Índice de Governança Municipal (IGM-CFA): levantamento feito sobre a situação das finanças, gestão e desempenho administrativo dos mais de 5 mil municípios brasileiros. E os números apresentados por Buíque, município do agreste de Pernambuco, preocupam. Os dados analisados para as conclusões do IGM de 2025 foram coletados até o dia 05 de agosto.
A construção do IGM/CFA 2025 e dos anos anteriores envolveu a manipulação de mais de 650.000 linhas de dados e manipulação de mais de dez bases diferentes. A construção do índice seguiu os seguintes passos:
- Seleção dos Indicadores: Através de análise estatística e consulta bibliográfica, foram definidos os indicadores que iriam compor o índice bem como suas variáveis.
- Extração dos Dados: Os dados foram extraídos de bases secundárias (DATASUS, IBGE, etc.) e receberam tratamento de limpeza e ajustes nas chaves primárias (geralmente utilizando o código IBGE) com intuito de relacionar as diversas tabelas.
- Definição dos Grupos: Os grupos foram criados com base em duas variáveis: População e PIB per capita. Os cortes da população foram baseados na metodologia do IBGE; já os cortes do PIB per capita foram criados com base no conceito de mediana.
Foram definidos oito grupos de cidades a nível nacional neste levantamento, baseado no número de habitantes e no PIB per capita. Buíque ficou no Grupo 5 (entre 50 mil e 100 mil habitantes, com PIB per capita até R$ 30.100,99). Neste grupo de 170 municípios, o município pernambucano ficou com o nono pior Índice de Governança Municipal do país (nota 4,49), o segundo pior Índice de Finanças (nota 1,86), o 28º pior Índice de Gestão (nota 5,60) e o 93º pior Índice de Desempenho (nota 6,01). A média IGM deste grupo foi de 5,83. A nível geral, Buíque ficou na posição 138.
Os três piores resultados do Grupo 5 foram obtidos, de forma isolada, em:
- Caetité-BA, Acará-PA e Pinheiro-MA (IGM-CFA);
- Caetité-BA, Buíque-PE e Vigia-PA (Finanças);
- Caetité-BA, Brejo Santo-CE e Coroatá-MA (Gestão);
- Portel-PA, Acará-PA e São Gabriel da Cachoeira-AM (Desempenho).
Já a nível estadual, quando analisamos todos os 184 municípios mais o Arquipélago de Fernando de Noronha, Buíque obtém o oitavo pior Índice de Governança Municipal de Pernambuco. Municípios vizinhos como Pedra (nota 4,80), Arcoverde (nota 6,20), Águas Belas (nota 6,03), Itaíba (nota 5,92) e Tupanatinga (nota 5,76) obtiveram notas melhores no IGM-CFA.
No quesito Finanças, Buíque tem o quarto pior índice de Pernambuco: atrás apenas de Nazaré da Mata, Jurema e do Arquipélago de Fernando de Noronha.
No quesito Gestão, o município obteve o 26º pior resultado do estado. A vizinha Águas Belas (nota 7,65) conseguiu o 36º melhor índice estadual e Arcoverde (nota 7,51), o 39º melhor índice estadual.
Já quando vamos ao quesito Desempenho, um dado mais ou menos positivo: aqui, Buíque conseguiu ficar na metade de cima dos municípios pernambucanos, na 71ª posição. Descrevemos como dado mais ou menos positivo, pois Buíque ainda ficou atrás de municípios como Manari (nota 6,05), Tupanatinga (nota 6,25), Pesqueira (nota 6,30), Arcoverde (nota 6,51), Venturosa (nota 6,61) e Sertânia (nota 6,81).
A nota do IGM-CFA de Buíque em 2023 foi de 5,67. Em 2024, ela havia caído para 5,11. Nestes dois anos, o município era chefiado por Arquimedes Valença. Agora, sob chefia de Túlio Monteiro, ela caiu para 4,49: o que indica que houve uma piora significativa em todos os indicadores analisados nos últimos anos, bem como uma perda de eficiência administrativa e fragilidade na entrega dos serviços públicos.
![]() |
Resultados dos indicadores de Desempenho (Foto: Reprodução/ IGM-CFA) |
![]() |
Resultados dos indicadores de Finanças (Foto: Reprodução/ IGM-CFA) |
![]() |
Resultados dos indicadores de Gestão (Foto: Reprodução/ IGM-CFA) |
No site oficial do Índice de Governança Municipal, você confere este e outros dados sobre Buíque e os demais municípios brasileiros, bem como a metodologia utilizada para o desenvolvimento do índice.
Tags
Informação