AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DESTE 26 DE MAIO

 

Destaques desta edição são: a primeira convocação da Seleção Brasileira com Carlo Ancelotti como treinador, a aprovação com ressalvas da prestação de contas de governo de 2023 de Buíque no TCE e mais (Foto: Rafael Ribeiro/ CBF)


O site do Podcast Cafezinho com William Lourenço traz agora, em seu Cafezinho Expresso, um resumo das notícias mais importantes desta segunda-feira, 26 de maio de 2025.


No Tribunal de Contas do Estado

Os conselheiros da Segunda Câmara emitiram, em sessão realizada nesta segunda-feira, parecer prévio pela aprovação com ressalvas da Prestação de Contas de Governo de Buíque, referente ao ano de 2023, quando o prefeito ainda era Arquimedes Valença. As ressalvas, novamente, se referem às despesas com pessoal, que ficaram novamente acima do limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Foi o sétimo ano seguido com esse tipo de parecer prévio emitido pelo TCE, que ainda será julgado pela Câmara de Vereadores. 

Nenhum prefeito buiquense conseguiu, nos últimos 25 anos, obter uma aprovação sem ressalvas de suas contas no órgão. Arquimedes, inclusive, já teve suas contas de 2005, 2006 e 2007 rejeitadas no TCE (com a aprovação de todas estas pela Câmara) e seu sucessor Jonas Camelo Neto teve suas contas de 2009 (aprovadas pela Câmara), 2015 (também rejeitadas pela Câmara) e 2016 (aprovadas pela Câmara) rejeitadas no TCE.


Na CBF

O italiano Carlo Ancelotti, que desembarcou ontem no Rio de Janeiro, fez sua primeira convocação na tarde desta segunda como treinador da Seleção Brasileira. Samir Xaud, que foi eleito Presidente da CBF ontem, havia recepcionado Ancelotti no Rio de Janeiro horas após seu desembarque e também esteve presente na coletiva.

Sem nomes como Rodrygo (que havia comunicado o ex-treinador do Real Madrid com antecedência que era melhor não ser convocado por conta de uma lesão) e Neymar, assim ficou a lista dos jogadores convocados para enfrentar o Equador e o Paraguai no mês que vem, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo:

Goleiros

Alisson (Liverpool) Bento (Al Nassr) Hugo Souza (Corinthians) Defensores

Alex Sandro (Flamengo) Alexsandro Ribeiro (Lille) Beraldo (PSG) Carlos Augusto (Inter de Milão) Danilo (Flamengo) Léo Ortiz (Flamengo) Marquinhos (PSG) Vanderson (Monaco) Wesley (Flamengo) Meio-Campistas

Andreas Pereira (Fulham) Andrey Santos (Strasbourg) Bruno Guimarães (Newcastle) Casemiro (Manchester United) Éderson (Atalanta) Gerson (Flamengo) Atacantes

Antony (Betis) Estêvão (Palmeiras) Gabriel Martinelli (Arsenal) Matheus Cunha (Wolverhampton) Raphinha (Barcelona) Richarlison (Tottenham) Vini Jr. (Real Madrid)


No TRF-5

Está previsto para esta quarta-feira, na 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, o julgamento do embargo à execução movido pelo ex-prefeito de Buíque, Arquimedes Valença, contra a cobrança de mais de R$ 29 mil de uma multa aplicada pelo Tribunal de Contas da União. A defesa do político sustenta que a tomada de contas especial do TCU que culminou na multa havia prescrito, mesmo com diversas decisões judiciais discordando desta tese. Arquimedes foi apontado, juntamente com o também ex-prefeito e seu sucessor Jonas Camelo Neto, como responsável por irregularidades na construção de um Centro de Informações Turísticas que teve suas obras iniciadas em 2004 e que deveria ter sido entregue em 2008. Já há, inclusive, uma decisão judicial solicitando a penhora de um imóvel no Pará que está em nome do político de 78 anos para que o pagamento desta multa seja efetuado.

Postagem Anterior Próxima Postagem