Considerada a Voz Brasileira do Milênio pela BBC, a cantora e compositora faleceu nesta tarde de causas naturais, de acordo com sua assessoria de imprensa |
Morreu na tarde desta quinta-feira, de causas naturais, em sua casa no Rio de Janeiro, a cantora e compositora Elza Soares. Ela tinha 91 anos.
Nascida em 23 de junho de 1930 no Rio de Janeiro, Elza Gomes da Conceição teve uma infância e adolescência muito difícil e humilde. Aos doze anos, foi forçada por seu pai a se casar com um amigo dele, que a havia abusado. Seus dois primeiros filhos faleceram ainda recém-nascidos, e sua filha Dilma (também recém-nascida) foi sequestrada em 1951, sendo reencontrada somente três décadas depois. Sua vida pessoal, aliás, foi muito difícil e cheia de perdas.
Sua primeira apresentação como cantora foi em 1953, em um programa de rádio apresentado por Ary Barroso. Mesmo tendo sido ridicularizada pelo apresentador por sua vestimenta, a voz impressionou aos que acompanhavam o programa, ganhando a nota máxima e o prêmio em dinheiro daquele concurso de calouros.
A partir daí, Elza foi construindo uma carreira de sucesso que durou quase 70 anos, com diversos discos gravados e cinco indicações ao Grammy Latino, vencendo em 2018 com o disco "A Mulher do Fim do Mundo".
Em 1999, ela foi considerada pela BBC de Londres a "Voz Brasileira do Milênio".
Teve oito filhos e foi casada três vezes. Um de seus ex-maridos foi o ex-jogador de futebol Garrincha, com quem teve um relacionamento considerado conturbado de 1962 a 1982. Por uma infeliz coincidência, neste mesmo dia, mas em 1983, Garrincha morria vítima de uma cirrose hepática.
A música brasileira, com certeza, jamais seria a mesma se não tivesse a marca de Elza Soares. Fica aqui os nossos mais sinceros sentimentos aos familiares, amigos e fãs.