O ano de 2021 foi muito produtivo para o Podcast Cafezinho com William Lourenço, em todas nossas plataformas.
Nosso atual site, no ar desde outubro, trouxe diversas matérias exclusivas de relevância aos cidadãos, e essa matéria sobre a Retrospectiva 2021 vai abordar justamente algumas destas matérias:
- DOSSIÊ NINHO DE COBRAS
A grande reportagem dividida em duas partes foi a primeira publicada em nosso atual site, nos dias 30 e 31 de outubro. Nele, foram trazidos algumas informações sobre processos tramitando na justiça contra alguns representantes do Poder Executivo e Legislativo em Buíque, municipio do agreste de Pernambuco. O levantamento foi realizado utilizando informações dos sites de Consulta Processual Unificada do Tribunal de Justiça de Pernambuco e de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa reportagem, aliás, rendeu outras matérias em nosso site e até manifestações oficiais do Ministério Público de Pernambuco e do próprio Tribunal de Justiça de Pernambuco.
Leia aqui:
- Dossiê Ninho de Cobras: Parte 1 e Parte 2
- Manifestação do Ministério Público de Pernambuco
- Manifestação do Tribunal de Justiça de Pernambuco
- AS ENTREVISTAS EXCLUSIVAS
O Podcast Cafezinho também conseguiu entrevistar algumas personalidades do meio político pernambucano neste ano, como o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB). Além das entrevistas estarem publicadas em nosso site, elas também estão disponíveis em nosso canal no YouTube.
Leia aqui:
- Entrevista com o deputado estadual Diogo Moraes
- Entrevista com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara
- PRESTAÇÕES DE CONTAS
O Podcast Cafezinho também foi o único veículo de imprensa de Buíque a denunciar em suas reportagens que a gestão municipal, atualmente liderada por Arquimedes Valença (MDB), está descumprindo o limite de gastos com pessoal imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. A recomendação do corte dessas despesas já havia sido dada pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco em seus pareceres das prestações de contas municipais de 2017 a 2019, mas que, de acordo com uma matéria publicada em nosso site no dia 1º de novembro, não foi cumprida. A Câmara de Vereadores buiquense aprovou essas prestações de contas, sem deixar claro como farão a fiscalização do Poder Executivo para o cumprimento dessas recomendações. Após a publicação da reportagem, foi a vez do TCE, por meio de sua Ouvidoria, nos enviar resposta sobre o caso.
Leia aqui:
- Vereadores aprovam prestações de contas, mesmo com ressalvas do Tribunal de Contas do Estado
- Resposta do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco
Confira também nosso episódio especial da Retrospectiva 2021: