NORDESTE: CHUVAS FORTES CONTINUAM CAUSANDO PREJUÍZOS E MORTES NA BAHIA

 

Foram contabilizadas, até o momento, dezoito mortes causadas pelas fortes chuvas no estado. Itabuna está entre os municípios mais atingidos (Reprodução/ Internet)

72 municípios da Bahia estão em situação de emergência por causa das fortes chuvas. Segundo o Corpo de Bombeiros, dezoito mortes foram confirmadas em decorrência destes temporais. Mais de 15 mil pessoas estão desabrigadas, 286 ficaram feridas e duas são consideradas desaparecidas.

As fortes chuvas foram causadas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), por um sistema chamado Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS): faixa de nuvens que se estendem do sul da região amazônica até o centro do Atlântico Sul. Com isso, toda a umidade da Amazônia fica concentrada na Bahia. Esse fenômeno é muito comum no verão, durando entre três a quatro dias, levando chuva também a outros estados, como Pernambuco, por exemplo. A previsão do INMET é que já nesta segunda-feira, esses temporais percam sua intensidade e se concentrem no oeste baiano.

58 dos 72 municipios baianos em emergência também estão em situação de crise por causa das enchentes. Ontem, duas barragens se romperam por conta do alto volume de água: um no Recôncavo Baiano, e outro em Iguá, município do sul do estado.

Em Itabuna, o rio que corta a cidade subiu nove metros entre a sexta e o sábado, alagando diversas ruas. Essa já é considerada a maior cheia do Rio Cachoeira dos últimos 54 anos.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), sinalizou ao governador baiano Rui Costa (PT) que o Corpo de Bombeiros pernambucano está à disposição para o socorro aos baianos, quando solicitado.

Abaixo, algumas instituições que estão recebendo doações para os atingidos pelas fortes chuvas na Bahia:






Postar um comentário

AVISO: qualquer comentário que seja desrespeitoso ou ofensivo, ou que viole os Termos de Uso deste site, será automaticamente excluído pelos nossos administradores e, se necessário for, repassado à nossa Assessoria Jurídica para a tomada das devidas medidas cabíveis, dentro do que manda a legislação brasileira.

Postagem Anterior Próxima Postagem