AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DESTE 02 DE MAIO

 

Destaques desta edição são: reconhecimento a projeto da Alepe, demissão do ministro da Previdência Social após escândalo envolvendo o INSS, e a cassação dos mandatos do prefeito e da vice de Custódia (Foto: Divulgação/ Alepe)

Leia também: Agência Einstein- Terapia celular CAR-T é segura e não aumenta risco de câncer a longo prazo


O site do Podcast Cafezinho com William Lourenço traz agora, em seu Cafezinho Expresso, um resumo das notícias mais importantes desta sexta-feira, 02 de maio de 2025.


- Na Alepe

Alepe vence premiação nacional de inovação no setor público


Projeto ‘Alepinha Literária’ foi o único do Nordeste entre os 15 indicados na Feira de Cases da Redes Wegov, um dos eventos mais relevantes do país nessa área


AVISO: o conteúdo a seguir foi produzido pela Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Pernambuco, e publicado por este site com autorização


A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) foi a campeã na premiação nacional da 14ª Feira de Cases da Redes Wegov, um dos eventos mais relevantes do país na apresentação de projetos em tecnologias da informação e comunicação que se propõem a aproximar instituições públicas dos cidadãos. O ‘Alepinha Literária’, uma coletânea de livros infantis cuja iniciativa tem como objetivo traduzir a cidadania e os temas discutidos pelos deputados estaduais, de maneira lúdica, tirou o primeiro lugar no encontro da Wegov que ocorreu nesta quarta-feira (30), em Florianópolis, Santa Catarina. O projeto competiu com iniciativas de órgãos públicos de todo o país.

Idealizada pela jornalista da Alepe, Carly Falcão, a coletânea ‘Alepinha Literária’ foi lançada pela Superintendência de Comunicação da Assembleia em 2023, durante a Bienal Internacional do Livro, em Olinda. Direcionada a crianças de 0 a 6 anos, a primeira edição, intitulada ‘Quem Mora no Palácio Azul’, busca despertar no público infantil, de forma lúdica, o entendimento do que faz um deputado, além das noções de empoderamento e representatividade.

‘Os Donos do Parquinho’, segunda obra do selo, desperta nas crianças a importância de preservar e compartilhar os espaços públicos, o respeito aos direitos e deveres dos cidadãos e traz noções de gentileza e cidadania. 

Já a terceira edição, ‘Cheia de Direito”, é direcionada ao combate do trabalho infantil e foi realizado em parceria com diversas entidades como o Ministério Público Estadual (MPPE), Tribunal da Justiça de PE (TJPE), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Movimento Pró-Criança. As publicações são ilustradas pela designer Lara Morgado. 

“Essa premiação nacional traz muita satisfação. Não somente no âmbito pessoal, mas enquanto profissional, escritora, mãe, servidora pública. É muito importante o reconhecimento de um projeto que estimula a educação infantil, a educação legislativa, a educação para a cidadania. Esse reconhecimento só renova a esperança de que podemos empoderar ainda mais nossas crianças. Acreditamos que o ‘Alepinha Literária’ pode crescer muito mais e esperamos que esse prêmio possa sensibilizar outros órgãos públicos a elaborar projetos semelhantes”, comemorou a jornalista Carly Falcão.

A premiação nacional da Redes WeGov leva em consideração projetos com linguagem simples, campanhas educativas, uso estratégico das redes sociais e iniciativas voltadas para a transparência e participação cidadã.


- Em Brasília

Após eclodir o escândalo dos descontos indevidos em milhares de aposentadorias no Brasil, gerando um prejuízo de mais de R$ 6,3 bilhões, e do governo ter trocado o presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), foi a vez do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, perder o emprego nesta sexta-feira. O pedido de demissão foi enviado ao presidente Lula, que aceitou. Pesou o fato de que Lupi havia sido informado destas irregularidades desde 2023, primeiro ano de governo do petista, mas decidiu não tomar nenhuma atitude para impedir os descontos. Foi, inclusive, em 2023 e 2024 que os valores descontados de aposentadorias e pensões tiveram crescimentos expressivos. O Portal Metrópoles havia publicado diversas matérias sobre o assunto, o que gerou uma investigação por parte da Polícia Federal e que resultou na troca de comando tanto do ministério quanto do INSS (antes presidido por Alessandro Stefanutto e agora pelo procurador federal Gilberto Waller Júnior)

Em nota publicada em suas redes sociais, Carlos Lupi disse o seguinte:

"Entrego, na tarde desta sexta-feira (02), a função de Ministro da Previdência Social ao Presidente Lula, a quem agradeço pela confiança e pela oportunidade. Tomo esta decisão com a certeza de que meu nome não foi citado em nenhum momento nas investigações em curso, que apuram possíveis irregularidades no INSS. Faço questão de destacar que todas as apurações foram apoiadas, desde o início, por todas as áreas da Previdência, por mim e pelos órgãos de controle do governo Lula.

Espero que as investigações sigam seu curso natural, identifiquem os responsáveis e punam, com rigor, aqueles que usaram suas funções para prejudicar o povo trabalhador.
Continuarei acompanhando de perto e colaborando com o governo para que, ao final, todo e qualquer recurso que tenha sido desviado do caminho de nossos beneficiários seja devolvido integralmente.
Deixo meu agradecimento aos mais de 20 mil servidores do INSS e do Ministério da Previdência Social, profissionais que aprendi a admirar ainda mais nestes pouco mais de dois anos à frente da Pasta.
Homens e mulheres que sustentam, com dedicação, o maior programa social das Américas."


- Em Custódia
O prefeito, Manoel Messias de Souza, e a vice-prefeita, Anne Lúcia Campos de Lira, tiveram seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral no município do sertão pernambucano.
Uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral protocolada contra eles foi julgada procedente após a juíza entender que houve abuso de poder econômico e político com contratações irregulares, compra de votos e ameaças de demissão a servidores públicos que não votassem nos políticos na eleição municipal do ano passado. Além deles, o ex-prefeito Emmanuel Fernandes de Freitas Gois (que havia sido nomeado secretário estadual de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo no mês passado) foi considerado responsável pelas ilegalidades. Todos se tornaram inelegíveis por oito anos.
O Ministério Público Eleitoral foi informado da decisão para tomar as devidas providências. Cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, mas sentença proferida nesta quarta-feira já está em vigor.
Nenhum dos investigados nesta AIJE se manifestou publicamente até o momento sobre a sentença da Justiça Eleitoral de Custódia.
Postagem Anterior Próxima Postagem