A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou nesta segunda-feira uma lista com 26 filmes para concorrerem ao Oscar de Melhor Filme de Animação em 2022. Dentre algumas produções de estúdios como Disney, Dreamworks e Illumination (grandes estúdios de animação 3D dos Estados Unidos), o longa brasileiro "Bob Cuspe: Nós Não Gostamos de Gente", produzido pela Coala Filmes, também está entre os elegíveis a concorrer à categoria.
Inspirado no personagem criado pelo cartunista Angeli nos anos 80 e dirigido por Cesar Cabral, a animação produzida em stopmotion mostra Bob Cuspe, um velho punk, tentando escapar de um deserto pós-apocalíptico que, na verdade, é um purgatório dentro da mente do próprio Angeli, que está em uma crise criativa. O enredo mistura comédia e documentário, e está em cartaz no Brasil desde o mês passado. Ao jornal Folha de São Paulo, o cartunista Angeli demonstrou primeiramente estar surpreso com a notícia, chegando a perguntar à sua esposa se ele precisaria ir à cerimônia, mas depois disse que "o underground paulistano, o punk e a cultura brasileira merecem todas as reverências". . A lista com os cinco indicados será anunciada pela academia em fevereiro do ano que vem, e a cerimônia de entrega do Oscar 2022 ocorrerá em Los Angeles, no dia 27 de março.
Uma rápida curiosidade: o roteirista deste filme, Leandro Vieira Maciel, foi professor do criador e administrador do Podcast Cafezinho, William Lourenço, na Universidade Anhembi Morumbi, quando o jornalista fazia o curso de Rádio e TV. Fica aqui a torcida para que o longa esteja entre os finalistas e (porque não?) traga a estatueta para o Brasil.