OPINIÃO: O HORIZONTE A DESBRAVAR (E UMA SATISFAÇÃO AO NOSSO PÚBLICO)

 

Quem acompanha o Podcast Cafezinho em todos seus canais deve ter percebido, nos últimos dias, que as publicações diminuíram consideravelmente. Não é à toa. Nesta Coluna de Opinião, não apenas serão explicados alguns dos motivos como também adiantaremos os próximos passos a serem tomados em relação a este veículo de imprensa (Foto de Jahoo Clouseau para Pexels)


AVISO AOS LEITORES: ao contrário de nossas reportagens, a Coluna de Opinião traz, como o próprio nome já diz, a opinião de quem a escreve sobre fatos concretizados, não representando necessariamente um posicionamento oficial do Podcast Cafezinho com William Lourenço, enquanto veículo de imprensa (emitido somente por meio de nossos Comunicados Oficiais e Editoriais).

Por William Lourenço

O ser humano, quando aprende a dar seus primeiros passos, também descobre que, em sua frente, há um horizonte a desbravar. Seja de forma metafórica ou literal, todos nós o vislumbramos e o exploramos todo santo dia. É indo em direção ao fim dele que adquirimos experiências que nos tornarão únicos e que farão a jornada da vida compensar de alguma forma. E é desbravando-o que percebemos que tal horizonte é praticamente infinito, o que também nos motiva a não terminar estagnados em determinado ponto.
Na forma literal da perseguição ao horizonte, eu não posso dizer muito, pois conforme os anos foram passando, eu passei a ter cada vez mais preguiça de fazer caminhada. Porém, na metáfora, é possível dissertar.
Já é exaustiva, para alguns, uma parte da minha história de vida: de como vim de São Paulo pra cá com minha família, de quando voltei pra São Paulo por conta da faculdade, de quando voltei pra cá e acabei, por uma dica do meu amigo Gabriel, criando o que hoje vocês conhecem como o Podcast Cafezinho... Em todos estes momentos, houve uma coisa em comum: a questão do horizonte a ser desbravado. Era necessário dar um passo para a frente e saber o que viria de novo, com suas dificuldades e até suas bonificações.
Por vezes, nós, seres humanos, temos períodos de saídas dos pontos aos quais estamos para irmos em direção a novos horizontes. Tais períodos não têm tempo determinado de duração e variam conforme as necessidades e desejos de cada um, podendo chegar a qualquer momento. É, desta vez, o meu caso. E é também por isso que aqui ficou parado por uns dias.
Não é segredo nenhum que eu também escrevo outros textos, edito e produzo vídeos de comédia e faço outras coisas além deste veículo de imprensa. Há, inclusive, um livro que preciso finalizar até o mês que vem e outro já engatilhado (possivelmente este sairá até 2030). Quando comecei o Podcast Cafezinho em fevereiro de 2020, havia determinado uma meta a ser cumprida e um período em que o projeto seria tocado, justamente para que depois eu ficasse à vontade pra fazer outras coisas e até a voltar a fazer algumas coisas que sempre gostei de fazer com maior dedicação e afinco. A meta era ser um diferencial naquilo que vinha se apresentando como jornalismo local, com prioridade na qualidade do texto, áudio e vídeo, e principalmente por ser verdadeiramente imparcial: sem servir político algum. Já o período delimitado por mim foi de, no máximo, cinco anos.
A meta, felizmente, foi alcançada muito antes do que previa. Prova disso foi como o público que nos acompanha desde então passou a ter este veículo de imprensa como referência naquilo que consideram jornalismo imparcial na região. É gratificante ter este retorno.
O período delimitado foi atingido em fevereiro deste ano, quando o Podcast Cafezinho fez seus 5 anos. Estamos em 15 de novembro, ou seja, passamos um pouco da duração imaginada. E você deve estar se perguntando: "quer dizer que o Podcast Cafezinho vai acabar?". Sim, mas não da forma brusca que você está pensando.
A redução do trabalho por aqui vem sendo feita de forma programada desde o ano passado, quando foi realizada a cobertura das eleições municipais. O podcast propriamente dito, que começou tudo isso aqui, já havia tido o encerramento de sua produção decretada. As sabatinas com os candidatos a Prefeito de Buíque seriam os grandes eventos que, digamos, encerrariam com chave de ouro nossas atividades já em outubro. Contudo, um deles desistiu, mais pessoas passaram a acompanhar nossas publicações no site e redes sociais, e aí me vi obrigado a reprogramar este encerramento. Quando não se tem mais nada de novo a explorar, o mais prudente é finalizar o que vem sendo feito da melhor forma possível. E é aqui que cabe mais uma satisfação a vocês...
No mês que vem, provavelmente no dia 13, será emitido um Comunicado Oficial explicando de forma mais minuciosa os próximos passos a serem tomados quanto ao Podcast Cafezinho. Não sou o único administrador, por isso ainda preciso ajustar alguns detalhes com meu amigo João Gabriel Silva antes de divulgar tal comunicado por aqui. Porém uma coisa já é certa: tanto a meta quanto o período definidos pra este projeto já foram cumpridos e, de minha parte, outros horizontes serão explorados já a partir de 2026.
Postagem Anterior Próxima Postagem