COMUNICADO OFICIAL: JORNALISTA WILLIAM LOURENÇO DEIXARÁ O PODCAST CAFEZINHO APÓS 5 ANOS

 

Criador e sócio administrador que deu nome e rosto a este veículo de imprensa definiu sua saída para o dia 06 de dezembro. Publicações de reportagens e matérias especiais em nosso site seguirão até o dia 20, quando entraremos em um período indeterminado de hibernação. Na foto, ele está na cerimônia da etapa pernambucana do Prêmio Sebrae de Jornalismo de 2022, com seu certificado de terceiro lugar na categoria Áudio (Foto: Reprodução/ Acervo Pessoal)

Leia também: Buíque- Índice do TCE atesta situação preocupante do Regime de Previdência Social do município


O Podcast Cafezinho com William Lourenço informa a seus leitores, seguidores e ouvintes a saída do jornalista William Lourenço de todas as suas atividades neste veículo de imprensa a partir do próximo sábado, dia 06 de dezembro.

Junto com o historiador e também jornalista João Gabriel Silva, ele foi responsável por criar, roteirizar e ser o locutor da primeira edição do Podcast Cafezinho em 08 de fevereiro de 2020. O primeiro e único podcast jornalístico produzido dentro do município de Buíque, agreste de Pernambuco, ainda teve mais 102 episódios transmitidos para todo o mundo em 52 plataformas de streaming de áudio até fevereiro deste ano: todos eles apresentados pelo nosso "nobre locutor".

Por duas vezes, sob sua gerência, o Podcast Cafezinho foi finalista e terceiro lugar na etapa pernambucana do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Áudio (2021 e 2022), sendo o único representante da imprensa fora da capital entre os finalistas em ambas as ocasiões. Também em 2021, outro marco importante: o fato de termos ficado entre os 250 podcasts de comentários de notícias mais ouvidos no Brasil pela Apple Podcasts.

Com a criação do site, em outubro de 2021, coube a William ficar responsável pelo conteúdo aqui publicado. De imediato, foi definido o rumo editorial: as matérias exclusivas e, em sua maioria, relacionadas à fiscalização do Poder Público municipal (que estavam em falta nos outros portais e blogs regionais), além das Colunas de Opinião escritas por ele e seu sócio sobre os mais variados temas do cotidiano, foram inovações que, aos poucos, também foram aplicadas pelos outros veículos de imprensa, devido à própria demanda do público por uma imprensa mais imparcial e menos politizada.

Nas eleições municipais do ano passado, houve a inédita mobilização do Podcast Cafezinho com o Portal GiroSocialB (do blogueiro e colunista social Adauto Nilo) e a Live TV Buíque (do radialista Tony Silva) para a realização conjunta de sabatinas com todos aqueles que se apresentavam como pré-candidatos a Prefeito (a exceção foi com Túlio Monteiro, onde tivemos que declinar de sua realização em cumprimento à legislação eleitoral vigente).

Como representante do Podcast Cafezinho, William cuidou pessoalmente de muitas das tratativas para a realização destas entrevistas e foi, inclusive, quem entrevistou o então candidato a Prefeito de Buíque, Jobson Camelo, em 1º de outubro do ano passado. Ainda foi responsável pela criação e produção do Cafezinho Expresso: boletim informativo que resume os fatos mais importantes do dia, inicialmente no site e que também virou segmento no canal do YouTube.

Acumulando as funções de jornalista responsável e sócio administrador por mais de 5 anos, e se dedicando de forma quase que exclusiva a estas funções, William Lourenço deixará o Podcast Cafezinho já no próximo sábado, dia 06 de dezembro. Segundo o próprio, em nota que será divulgada na semana que vem, todos os seus objetivos com este projeto foram cumpridos com êxito e ele passará a se dedicar a outras atividades pessoais e profissionais. Seu sócio já foi comunicado pessoalmente de sua decisão.

Nossos canais oficiais funcionarão normalmente até o dia 20 de dezembro, que é quando entraremos em um período de hibernação por tempo indeterminado. Um eventual encerramento definitivo do Podcast Cafezinho ainda será discutido entre seus sócios administradores a partir do ano que vem.

Postagem Anterior Próxima Postagem