O site do Podcast Cafezinho com William Lourenço antecipa o retorno de suas atividades e traz agora, em seu Cafezinho Expresso, um resumo das notícias mais importantes desta quarta-feira, 02 de julho de 2025.
Em Buíque
O Juiz Eleitoral Felipe Marinho dos Santos, da 60ª Zona Eleitoral do município do agreste pernambucano, acolheu um pedido da defesa de Elson Francisco, Leonardo de Gilberto e Cícero de Felinho da Serrinha, e proferiu despacho nesta terça-feira determinando a citação por edital de Vera Lúcia Pereira Freire, conhecida como Vera de Gonçalo. O despacho é referente à Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) protocolada pelos dois ex-vereadores e pelo irmão do ex-vereador Felinho da Serrinha (que foi candidato a vereador na eleição do ano passado) contra o diretório municipal do MDB. Vera, que também foi candidata, é acusada de participar de uma suposta fraude à cota de gênero que teria sido cometida pelo partido ao qual estava filiada.
Esse tipo de citação acontece quando a pessoa não consegue ser localizada para receber pessoalmente a notificação judicial e apresentar sua defesa num processo. O vereador Peba do Carneiro, que também é investigado nesta ação, havia dito em depoimento que ela havia se mudado para o município de Ribeirão Pires, interior de São Paulo. A família de Vera também confirmou a informação, fazendo com que uma carta precatória fosse enviada ao endereço repassado, mas sem sucesso na citação.
Por ter sido considerada pessoa em local incerto e desconhecido, o Juiz decidiu pela comunicação por publicação em sistema da justiça, dando a ela um prazo de vinte dias para comparecer e prestar esclarecimentos.
"Decorrendo o prazo sem o devido comparecimento, a justiça entende por notificada, e inicia a contagem do prazo para apresentação da defesa", disse o Dr. Lucas Wesley Almeida Cavalcanti, advogado dos autores da ação, em esclarecimento enviado ao Podcast Cafezinho, que concluiu:
"Acaso ela não apresente defesa, o processo retorna ao juiz, para que tome curso regular e, após manifestação do promotor, seja julgada".
Vale lembrar que aqui, cinco vereadores eleitos pelo MDB em Buíque (Peba do Carneiro, Dodó, Aline de André de Toinho, Daidson Amorim e Preto Kapinawá) poderão ter seus mandatos cassados e ficarem inelegíveis por oito anos se a ação for julgada procedente em sentença. Além desta, há outra AIJE em tramitação pelo mesmo motivo envolvendo desta vez o PL, que tem Salomão Galdêncio Barbosa como representante do partido na Câmara de Vereadores.
Ocorrerá amanhã, às 9 da manhã, na Biblioteca Municipal Graciliano Ramos, a cerimônia de premiação do Desafio Poético- 90 Anos de Cyl Gallindo: iniciativa do Coletivo e Grupo de Leitores Cyl Gallindo com o Choque Cultural Buíque em homenagem ao poeta, jornalista e escritor buiquense que, se estivesse vivo, teria feito 90 anos em maio.
Muito além da premiação, o Desafio Poético é uma das diversas ações tomadas para incentivar cada vez mais a produção artística e cultural em Buíque, que vem crescendo nos últimos anos, sobretudo com os recursos de leis de incentivo em âmbito federal como a Aldir Blanc e Paulo Gustavo.
Na Assembleia Legislativa de Pernambuco
AVISO: o conteúdo a seguir foi produzido pela Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa de Pernambuco, e publicado por este site com autorização.
![]() |
Foto: Roberta Guimarães/ Alepe |
Álvaro Porto e Francismar Pontes empossam Alberes Lopes como novo superintendente da Elepe
Gestor pretende ampliar ações da Escola do Legislativo para todo o Estado
Tomou posse nesta quarta-feira (02/07) o novo Superintendente da Escola do Legislativo (Elepe) da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Alberes Lopes. Bacharel em Gestão de Recursos Humanos e Consultor Financeiro pela Universidade Federal do Paraná, Alberes é ex-vereador dos municípios de Caruaru (2017-2019) e Ibirajuba (2013-2016) e atuou à frente da secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, entre 2019 e 2022, na gestão do ex-governador Paulo Câmara.
Dentre as principais ações de trabalho na gestão pública, Alberes Lopes se destaca pela criação das Centrais de Oportunidades de Pernambuco e investimentos nos polos regionais de desenvolvimento do Estado. Como presidente do Fórum Nacional das Secretarias de Trabalho do Brasil (Fonsete), entre 2021 e 2023, foi responsável pela criação do Programa Emprego PE, no período da pandemia do coronavírus, promovendo a abertura de mais de 100 mil vagas de qualificação em Pernambuco.
![]() |
Foto: Roberta Guimarães/ Alepe |
Como novo superintendente da Elepe, Alberes Lopes pretende dar continuidade aos projetos que fizeram da Escola do Legislativo um dos órgãos da Assembleia mais fortemente voltado para a promoção de ações na área de ensino e de investimento na produção de conhecimento.
“Vamos ampliar e potencializar as ações e projetos já existentes e investir nas parcerias com o Senai, com o Senac, com o sistema S, para que a gente possa chegar a mais regiões do Estado, atendendo os legisladores e o público, assim como faz tão bem a Superintendência de Saúde. Nossa meta é gerar mais oportunidades para os legisladores e para os pernambucanos em geral, onde possamos ampliar e levar projetos que atendam às necessidades do nosso povo de modo geral”, anunciou o novo superintendente.
Alberes Lopes foi empossado pelo presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, e pelo primeiro secretário da Casa, deputado Francismar Pontes. “Alberes é mais um nome competente para atuar na Casa de todos os pernambucanos. Tem um extenso currículo na vida pública e chega para contribuir com a Escola do Legislativo e avançar no excelente legado deixado pelo ex-superintendente José Humberto”, pontuou o presidente da Alepe.
“É com gratidão e alegria, que dou as boas-vindas a Alberes Lopes, novo superintendente da Escola do Legislativo. Alberes tem uma trajetória sólida na vida pública e chega para fortalecer ainda mais a Elepe que cumpre um papel fundamental na formação cidadã e na qualificação dos nossos servidores”, destacou o primeiro secretário da Assembleia.
A Escola do Legislativo da Alepe tem 25 anos de existência voltados para a capacitação de servidores e parlamentares, além de aproximar o Poder Legislativo da sociedade. Em parceria com diversas instituições, como o Sebrae e o Senado Federal, a Elepe ampliou seu alcance no Estado com várias ações de ensino e capacitação, entre elas o Programa de Fortalecimento das Câmaras Municipais.
Iniciado em 2023, o Programa é voltado para a capacitação de vereadores, gestores, assessores e demais servidores das casas legislativas e dos poderes executivos municipais do Estado.
Outra importante iniciativa da Escola do Legislativo é o Programa Lideralepe. Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o programa tem por objetivo promover a formação de novas lideranças políticas em Pernambuco. A iniciativa é bicampeã do Prêmio Assembleia Cidadã, promovido pela União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale).