A segunda Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) protocolada pela coligação União pela Mudança (da qual fazia parte o candidato a Prefeito de Buíque pelo Republicanos, Jobson Camelo) avançou em sua tramitação na 60ª Zona Eleitoral, no município do agreste pernambucano.
Em decisão proferida nesta sexta-feira, o Juiz Eleitoral Felipe Marinho dos Santos indeferiu um pedido de produção de prova testemunhal, por entender que as provas apresentadas contra Túlio Monteiro, candidato a Prefeito pelo MDB e que venceu a eleição em 06 de outubro, e outras seis pessoas eram mais do que suficientes para o julgamento. Além dele, são investigados nesta AIJE:
- sua vice na chapa, Miriam Briano;
- o atual Prefeito de Buíque, Arquimedes Valença;
- o vereador Cidinho de Cícero Salviano (reeleito como o segundo mais votado do município);
- o primo de Túlio, Humberto Nélio Moraes Monteiro;
- o filho de um apoiador de Túlio, Paulo Alexandre Pedrosa Dantas;
- e Manoel Albuquerque Beserra.
Manoel, Paulo e Humberto foram acusados de distribuir dinheiro aos participantes da convenção partidária que oficializou os nomes de Túlio e Miriam como candidatos em 04 de agosto. Um vídeo foi anexado aos autos e, nele, aparecem algumas pessoas que, segundo os advogados da coligação de Jobson, seriam eles.
![]() |
Vídeo disponível no perfil da Folha Itaibense no Instagram (clique aqui ou na imagem para assistir) |
O Podcast Cafezinho com William Lourenço também recebeu o vídeo no dia seguinte à convenção e chegou a confirmar com a Folha Itaibense o local onde teria sido gravado. Por recomendação da nossa assessoria jurídica, todos os materiais audiovisuais que estavam em nossa posse foram repassados imediatamente ao Ministério Público Federal para a tomada das medidas cabíveis. Outros esclarecimentos também foram prestados em depoimento do jornalista William Lourenço, um dos administradores deste veículo de imprensa, à Promotoria de Justiça de Buíque no mês retrasado, que encaminhou o procedimento à Polícia Federal para que pudesse ser feita uma investigação a fim de identificar as pessoas que apareciam na gravação e as circunstâncias em que o vídeo foi gravado.