AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DESTE 14 DE DEZEMBRO

 

Imagem meramente ilustrativa

O Podcast Cafezinho com William Lourenço traz agora um resumo das notícias mais importantes desta terça-feira, 14 de dezembro de 2021:


- NO GOVERNO: após um ataque hacker que invadiu na última sexta-feira o sistema ConecteSUS, do Ministério da Saúde, outros sete ministérios registraram instabilidades em seus sites na manhã de hoje. Os sites dos ministérios da Educação, Economia, Secretaria-Geral da Presidência, Casa Civil, Trabalho e Previdência, Agricultura e Cidadania simplesmente ficaram fora do ar. O ConecteSUS ainda se encontra indisponível para acesso: a plataforma contém os dados dos cidadãos já vacinados contra a COVID-19 no Brasil. O governo não se pronunciou sobre o problema até agora.


- ATUALIZAÇÕES SOBRE NOSSAS MATÉRIAS: o Cartório Eleitoral de Buíque, em Pernambuco, estará fechado entre os dias 18 de dezembro e 6 de janeiro do ano que vem. O esclarecimento nos foi enviado após publicarmos ontem uma matéria aqui no site explicando sobre uma portaria publicada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco de como os cartórios eleitorais do estado funcionarão durante este período de recesso de fim de ano.

E ainda falando sobre atualizações, a respeito da matéria publicada no último domingo sobre mais um processo de improbidade administrativa contra o atual prefeito de Buíque, Arquimedes Valença (MDB), o Ministério Público de Pernambuco, por meio de sua Assessoria Ministerial de Comunicação Social, também nos enviou sua manifestação oficial na tarde desta terça-feira, não apenas sobre a ação citada nesta reportagem, como sobre todas as outras abertas pelo MPPE contra o político. O órgão esclarece que todos os procedimentos ajuizados se encontram no Tribunal de Justiça de Pernambuco, e que informações sobre as tramitações destes processos deveriam ser pedidos diretamente ao tribunal. Entramos em contato com a Assessoria de Comunicação Social do TJPE, que nos informou que faria primeiro um levantamento minucioso em seu site sobre o número de processos abertos contra Arquimedes para, só depois disso, nos responder de forma inequívoca. A previsão é de que amanhã, a gente já receba esta manifestação.


- NAS ELEIÇÕES 2022: já estão sendo fabricadas as novas urnas eletrônicas que serão usadas ano que vem. O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, visitou hoje a fábrica onde essas urnas estão sendo montadas, em Ilhéus, na Bahia. Serão cerca de 225 mil urnas novas, de um total de 577 mil a serem usadas em todo o país no dia 2 de outubro do ano que vem. Essas novas urnas contam com um novo design, um processador 18 vezes mais rápido que o modelo anterior, um teclado aprimorado, bateria com maior duração, e uma tela sensível ao toque que será usada pelos mesários e mesárias.

Postagem Anterior Próxima Postagem