A Secretária Municipal de Saúde de Buíque, Janice Rodrigues, em seu discurso na audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, na manhã desta quinta-feira |
A Câmara de Vereadores de Buíque, no agreste de Pernambuco, sediou na manhã desta quinta-feira uma audiência pública realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, onde a pasta chefiada por Janice Rodrigues fez uma prestação de contas de todas as ações realizadas entre os meses de janeiro a agosto deste ano no município, dentre elas as de enfrentamento à pandemia de COVID-19 no município.
Somente nos oito primeiros meses do ano, 89,4% do público-alvo que pode ser imunizado (acima de 18 anos) já havia recebido, pelo menos, uma dose dos imunizantes disponíveis neste período, o que contribuiu muito para que os casos diminuíssem drasticamente.
Dentre os pontos positivos destacados na audiência pública, estão o cumprimento da meta determinada pelo Ministério da Saúde de 95% da cobertura vacinal infantil, para crianças com até 2 anos, de pelo menos 3 das 4 vacinas obrigatórias para essa faixa etária. Essa meta anual, vale repetir, foi cumprida pelo municipio até agosto deste ano. O relatório final do ano de 2021 será divulgado, conforme anunciou a Secretária-Adjunta da Saúde, Cristiane Duarte, em março do ano que vem.
Um ponto que virou motivo de atenção foi o aumento no número de gestantes com idade entre 10 e 19 anos: 20,44% das meninas nessa faixa etária. A meta estipulada era de, no máximo, 20%.
Momento em que a Secretária-Adjunta da Saúde de Buíque, Cristiane Duarte, explica as ações tomadas pela pasta entre os meses de janeiro e agosto de 2021 |
Neste período de oito meses, foram investidos mais de R$ 23,1 milhões nas ações de saúde dentro do município, a maior parte em ações de assistência ambulatorial e hospitalar.
O vice-prefeito de Buíque, Túlio Monteiro, acompanhando a audiência pública realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. |