BUÍQUE: SECRETARIA DE SAÚDE PRESTA CONTAS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA DE VEREADORES

 

A Secretária Municipal de Saúde de Buíque, Janice Rodrigues, em seu discurso na audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, na manhã desta quinta-feira

A Câmara de Vereadores de Buíque, no agreste de Pernambuco, sediou na manhã desta quinta-feira uma audiência pública realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, onde a pasta chefiada por Janice Rodrigues fez uma prestação de contas de todas as ações realizadas entre os meses de janeiro a agosto deste ano no município, dentre elas as de enfrentamento à pandemia de COVID-19 no município.

Somente nos oito primeiros meses do ano, 89,4% do público-alvo que pode ser imunizado (acima de 18 anos) já havia recebido, pelo menos, uma dose dos imunizantes disponíveis neste período, o que contribuiu muito para que os casos diminuíssem drasticamente.

Dentre os pontos positivos destacados na audiência pública, estão o cumprimento da meta determinada pelo Ministério da Saúde de 95% da cobertura vacinal infantil, para crianças com até 2 anos, de pelo menos 3 das 4 vacinas obrigatórias para essa faixa etária. Essa meta anual, vale repetir, foi cumprida pelo municipio até agosto deste ano. O relatório final do ano de 2021 será divulgado, conforme anunciou a Secretária-Adjunta da Saúde, Cristiane Duarte, em março do ano que vem.

Um ponto que virou motivo de atenção foi o aumento no número de gestantes com idade entre 10 e 19 anos: 20,44% das meninas nessa faixa etária. A meta estipulada era de, no máximo, 20%.

Momento em que a Secretária-Adjunta da Saúde de Buíque, Cristiane Duarte, explica as ações tomadas pela pasta entre os meses de janeiro e agosto de 2021

Neste período de oito meses, foram investidos mais de R$ 23,1 milhões nas ações de saúde dentro do município, a maior parte em ações de assistência ambulatorial e hospitalar.
Durante a audiência, também ocorreram alguns questionamentos, como a ausência de representantes do Fundo Municipal de Saúde (da área da Tesouraria e de Licitações) para contribuir com os esclarecimentos dados pelos membros da secretaria.
Outro ponto abordado foi quanto ao Posto de Saúde do Riachão que, segundo um dos conselheiros municipais de saúde, não está devidamente pronto para atender a população de lá. Foi citado ainda o fato do Departamento Jurídico da Prefeitura de Buíque estar estudando as medidas legais que poderá tomar contra o Ministério da Saúde, visto que a construção do prédio foi um convênio firmado entre as duas partes e que, para o ministério, o posto já consta como pronto e em plena atividade.
Além dos membros da Secretaria Municipal de Saúde, diversos vereadores acompanharam a audiência pública e, representando a Prefeitura, esteve o vice-prefeito Túlio Monteiro. O prefeito Arquimedes Valença, na ocasião, estava em Brasília.
Todos os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Buíque também estão disponíveis para consulta no Portal da Transparência do município.
O vice-prefeito de Buíque, Túlio Monteiro, acompanhando a audiência pública realizada pela Secretaria Municipal de Saúde.


Postagem Anterior Próxima Postagem